É desafio cotidiano da Gestão identificar qual o balance correto entre a realização de tarefas estratégicas e operacionais. Conforme hábitos, contexto ou ainda perfil da Pessoa com responsabilidades de Gestão, delegar atividades pode ser origem de profunda inquietação.
Porque praticar novos ou adicionais hábitos de delegar tarefas? Posso delegar a responsabilidade final? Qual(ais) colaborador(es) escolher para entregar as tarefas? Posso delegar eficazmente sem conhecer a minha Equipe de Colaboradores? É suficiente comunicar a meta apenas? Existe excesso de Delegação? Como acompanhar a evolução dos trabalhos delegados?
Delegar tarefas é fundamental para criar as condições que propiciam a escalabilidade do Negócio, ao possibilitar que membros da Equipe fiquem expostos a novos desafios e aprendizados, desenvolvendo no ambiente prático as habilidades requeridas. No entanto, o excesso de delegação pode sobrecarregar a Equipe, minar a confiança e desmotivar os colaboradores, o que claramente ocasionará perda de Produtividade. Não delegar por parte de um Gestor, entretanto, espontaneamente condicionará o ambiente para situações típicas de micro gerenciamento, anulando a capacidade de aprendizado e por tanto o desenvolvimento da Equipe e em consequência da Organização.
Os Gestores precisam constantemente refinar as habilidades de delegar tarefas de forma eficaz, em contexto prático e realista, fornecendo orientação e apoio oportuno, permitindo assim que seus colaboradores ganhem em autonomia e confiança crescente e de maneira sustentada. Na medida que o time de colaboradores ganha em novas capacidades, novo escopo de tarefas a delegar pode dinamicamente ser apresentado.
Ainda, nas geralmente muito versáteis e flexíveis Organizações contemporâneas, reflexo do pouco estável Ambiente Competitivo, atrair, recrutar, reter e desenvolver talentos a tempo, é tarefa esperada e demandada da Gestão. Onde procurar e atrair talentos? Como desenvolver Pessoas? Como comunicar? Quando apoiar o colaborador e de qual maneira? Como construir confiança? Quando executar e liderar pelo exemplo? Como superar o medo de delegar?
Fornecer orientação personalizada, eficaz, assertiva e compatível com a oscilante realidade prática, demanda acumulada e realista experiência em lidar com Pessoas e Situações, de dentro e fora da Organização.
Vamos iniciar o diálogo?
Conceitos-chave: Delegação Eficaz; Excesso de Delegação; Micro Gerenciamento; Escalabilidade do Negócio; Desenvolvimento de Pessoas; Liderança; Comunicação Assertiva.